"Mafia II" alia tiros e narrativa convincente.

03/04/2010 23:02

 03/04/2010 - 23h02

"Mafia II" alia tiros e narrativa convincente.

 

Somente quem jogou "Mafia" do início ao fim pode saborear de forma autêntica a ansiedade para colocar as mãos na continuação, agora prevista para chegar em algum momento entre agosto e outubro deste ano. Durante a Game Developers Conference  Sob a batuta da Illusion Softworks, também responsável pelo original, o game mostra que ainda têm fôlego para sustentar tiroteios, brigas e perseguições automobilísticas permeados por uma narrativa convincente.

Desta vez o protagonista é o imigrante siciliano Vito Scaletta, soldado ferido na Segunda Guerra que retorna para casa e, invariavelmente, acaba se envolvendo com o mundo do crime dos anos 50. Na missão, intitulada "Wild Ones", a primeira coisa a fazer, após Vito acordar em seu apartamento, era se vestir. "Mafia II" apresenta cenários muito mais interativos desta vez, por isso bastou abrir o armário na sala, escolher as vestes e, enfim, pôr o pé na rua.

Com 16 quilômetros quadrados e subdivida em 20 bairros, a cidade fictícia de Empire Bay é fascinante. Como de costume, a melhor maneira de explorar é ao volante de um bólido e, assim sendo, não foi surpresa notar a atenção a detalhes como, por exemplo, o predomínio de orientais nas ruas da Chinatown de Empire Bay. Assim como em "Mafia", é preciso respeitar as leis de trânsito, como limite de velocidade e parar nos semáforos quando a luz vermelha estiver acesa, sob risco de arrumar problemas com a polícia - embora pequenos subornos sejam uma opção para livrar-se de ir para a cadeia, em caso de emergência.

A missão envolveu distribuir munição ilegal, perseguir inimigos pelas ruas da cidade, pôr uma instalação inimiga abaixo à base de tiros e, finalmente, atirar em um bando de mafiosos inescrupulosos. Foi aí que "Mafia II" mostrou uma de suas novidades: o sistema de cobertura, que chega a lembrar "Gears of War". Os ferimentos de combate são letais, o que obriga o jogador a buscar proteção pelos cenários, buscando alvejar os bandidos quando estes dão mole.

"Apenas" 60 minutos foi pouco tempo para avaliar "Mafia II". O game, claro, deixa algumas dúvidas no ar: as expressões dos personagens quase não demonstram emoção, o que é uma pena, considerando o foco na narrativa; os combates, por sua vez, tendem a "empapuçar" um pouco em alguns momentos, devido à mecânica repetitiva de se proteger, atirar e avançar.

É preciso acrescentar, contudo, que antes da demonstração a Illusion Softworks advertiu para o fato de que se trata de uma versão em desenvolvimento, o que significa que algumas eventuais falhas seriam consertadas até o lançamento. A produtora, ainda assim, não entrou em detalhes sobre quais seriam estes problemas.

Se em 2002 comparar "Mafia" a "Grand Theft Auto" era a maneira mais fácil - ainda que injusta - para definir o game da Illusion Softworks, agora é possível dizer que "Mafia II" é simplesmente a evolução do original pela qual os fãs da série tanto esperaram.

O game terá versões para PC, PlayStation 3 e Xbox 360.